sábado, 25 de junho de 2011

JESUS NÃO REVIVEU E LÁZARO NÃO RESSUSCITOU.

Calma, eu explico. Não quero com esta afirmação acima negar as Escrituras, nem invalidar o milagre divino ocorrido na vida de Lázaro, mais deixar claro que há uma diferença muito grande entre as palavras reviver e ressuscitar ou, ressurgir.
No original grego, ressurreição é "anistêmi" onde é traduzido, com tamanha variedade, conforme o contexto, mais um dos seus grandes significados é "Levantar dos Mortos", vejam por exemplo João 6.39 e Atos 2.24.
Ressuscitar significar "levantar dos mortos e nunca mais morrer".
Reviver significar "se levantar dos mortos e tornar a morrer outro dia" (Mt 27.52).
Assim, à luz do contexto das Escrituras, Jesus ressuscitou e Lázaro reviveu. A diferença é que Cristo está vivo até hoje, mais Lázaro não.
Então porque dizemos que Lázaro não ressuscitou? porque ele morreu novamente. Sendo assim o correto dizer que Lázaro reviveu. E porque então dizemos que Jessus não reviveu? porque Ele não morreu novamente, mais esta vivo e para sempre e é as primicias dos que dormem. Sendo assim Jesus Ressuscitou.
JESUS RESSUSCITOU E LÁZARO REVIVEU, estes são os termos e as afirmações corretas.
É verdade que o texto bíblico usa o mesmo verbo tanto para relatar a Ressurreição de Jesus como para descrever o Reviver de Lázaro, mais o sentido correto depende do contexto e não só do texto isoladamente.

4 comentários:

Unknown disse...

amado irmão que a luz do Espírito santo, te ilumine pela clareza de suas palavras DEUS, te abençoe por estes esclarecimento amém.

Anônimo disse...

resssuscitação é algo realizado dentro de certo prazo biológico. Entendo que ressurreição, já é algo de natureza espiritual; digo: da alma e não do corpo, cujas moléculas já estão dispersas no ciclo biológico da natureza.

Anônimo disse...

Tem Razão , mas por favor não provoque curto circuitos nos cérebros daqueles que , têm fé e ainda bem , mas que não estudaram gramática , filosofia e linguística. Jesus existiu e está Vivo. (Porto - Portugal em 21.abril.2014 -- João Almeida )

MORETTI disse...

Concordo plenamente com as afirmações, sobretudo partindo do verbo e da raiz do termo: ressuscitar, reviver. Obrigado pela orientação.